II SELIDIME 

Tema: "Estudos do Discurso no Brasil: trajetória e perspectivas".

A proposta é discutir a trajetória dos estudos do discurso realizados no Brasil nas suas mais diversas abordagens e as perspectivas para sua ampliação e desenvolvimento, mantendo nosso objetivo de promover diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras das várias regiões brasileiras interessados/as em investigar o fenômeno da linguagem com foco no discurso, especialmente daqueles que circulam nas áreas da Comunicação Social e da Educação.

Imagem_redonda.png

PROGRAMAÇÃO

Palestras

Cida_foto para lattes.jpg

Um panorama das pesquisas em Análise de Discurso Crítica no Brasil

Profa. Dra. Maria Aparecida Resende Ottoni

(Universidade Federal de Uberlândia)

Palestra de abertura
Data: 08 de novembro de 2020
Horário: 19 h
Programação Online

Claudiana.jpg

Aspectos históricos da AD francesa: emergência e desdobramentos atuais

Profa. Dra. Claudiana Narzetti

(Universidade do Estado do Amazonas)

Palestra de encerramento
Data: 11 de novembro de 2020
Horário: 19 h
Programação Online

PROGRAMAÇÃO

Minicursos

Data: 09 de novembro de 2020
Horário: 19h
Programação Online

Thaisa_foto-atual.jpg

Estado da arte como metodologia de pesquisa

Profa. Dra. Thaísa Cristina Bueno

(UFMA)

Ana Carla 3.jpg

Análise de Discurso e Literatura

Profa. Dra. Ana Carla Rio

(IFMA)

FOTO Zé.jpeg

Análise de Discurso Pecheutiana

Prof. Dr. José Antonio Vieira

(UEMA)

PROGRAMAÇÃO

Simpósios Temáticos 

Data: 10 de novembro de 2020
Horário: 19h
Programação Online

Ana Paula_cópia.jpeg

Simpósio 1

Discursos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação

Profa. Ma. Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC)

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm possibilitado inúmeras transformações na sociedade e cada vez mais influenciam nas relações sociais, econômicas, culturais, educacionais, dentre outras. Especificamente no setor educacional, os documentos orientadores, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vêm trazendo orientações quanto à aplicação das tecnologias para auxiliar as práticas educativas. Embora a aplicação das tecnologias seja um desafio para o professor, durante o distanciamento social, ocasionado pela Covid-19, percebeu-se que as tecnologias digitais podem ser aliadas no processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, os discursos são considerados práticas sociais, os quais influenciam na transformação social. Assim, esta sessão temática receberá trabalhos com discursos sobre práticas pedagógicas utilizando as tecnologias de informação e comunicação na educação básica, tecnológica e/ou superior.

Luciane.jpeg

Simpósio 2 

Estudos Discursivos e Letramentos: práticas sociais na escola

Profa. Dra. Luciane Eneias Lira 
(IFB)

Leia mais

Este simpósio promoverá um espaço de diálogo e partilha de experiências e saberes sobre contribuições de estudos discursivos voltados para práticas sociais na escola. Serão considerados trabalhos que reflitam sobre dinâmicas escolares de letramento vivenciadas na educação básica, técnica, tecnológica e superior.

Felícia.jpeg

Simpósio 3 

Discurso e Mídia: construções de sentidos na sociedade contemporânea

Profa. Dra. Maria Felícia Romeiro Mota Silva  (UFOB)

As práticas sociais na contemporaneidade são, cada vez mais, atravessadas pela presença da mídia, quer sejam as mais convencionais (TV, Rádio, Jornal, Revista), quer sejam as mais modernas (Site, Blog, Mídia Social, Rede Social). Nesse espaço, interessam-nos discutir sobre a força da atuação dos discursos midiáticos como lugar de construção de sentidos na atualidade. Também se faz necessário trazer para o debate, reflexões sobre a função do gêneros discursivos, produzidos nesse contexto, como elemento ideológico, construtor de identidades, que atua por meio de representações particulares da realidade.

MRS_61401.jpg

Simpósio 4

Discursos, identidade e representação social: a linguagem na luta por mudanças sociais

Profa. Dra. Regysane Botelho C Alves (UFMA)

Leia mais

Discursos funcionam para construção de representações sociais e identidades, sendo fundamentais no processo de luta por mudança social empreendido de forma cada vez mais organizada por grupos ssociais e seus agentes, bem como os discursos produzidos sobre eles e suas ações por meio de estudos que analisem os sentidos das representações sociais e construções identitárias efetivados nesse contexto.ociais em busca por reconhecimento. Neste simpósio, buscaremos discutir discursos de movimentos.

Submissão de trabalhos 

A submissão de trabalhos deverá ser realizada até o dia: 30 de setembro de 2022.

O resumo submetido para a apresentação de comunicação oral deve ser escrito em língua portuguesa e versar sobre pesquisas alinhadas às temáticas propostas nos simpósios do evento. O texto do resumo deve conter de 300 a 600 palavras e informar de 3 a 5 palavras-chave, formatado em Arial, 12, espaçamento simples, justificado. 

Logo 1_LiDiME_edited.png

Programação dos Grupos de Trabalho 

Trabalhos aceitos para apresentação

Os aceites serão informados por e-mail até o dia 20 de outubro de 2022.